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Não há como negar que as redes sociais vieram para ficar e mudaram a forma como o consumidor se relaciona com as marcas com que se identifica. 

Por essa razão, a presença digital das empresas nesses canais é essencial para se aproximar mais do público e construir um bom relacionamento.

Porém, se você está começando agora a usar o Instagram ou o Facebook para promover a sua loja, é importante estar ciente de alguns cuidados básicos que fazem toda a diferença na gestão dessas plataformas.

Quando são utilizadas de maneira incorreta, as redes sociais podem surtir um efeito contrário ao esperado, afastando e aborrecendo possíveis clientes. Não é isso que você quer, certo?

Portanto, continue lendo e confira essas super dicas!

Importância da presença nas redes sociais

Todo mundo hoje tem o celular como companheiro inseparável e, através dos aplicativos, ficamos sempre conectados às redes sociais. 

Ter um perfil nessas plataformas é uma forma de fazer com que o nome da sua loja esteja sempre presente na memória das clientes, além de ser uma oportunidade de se relacionar com elas e fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho.

Essa é hoje uma estratégia obrigatória para que qualquer negócio prospere nos dias atuais e o contexto da Covid-19 veio para reforçar essa perspectiva.

Além disso, quando falamos de moda é preciso ter em mente que há toda uma questão estética envolvida, que também é muito potencializada pela internet. 

Nesse sentido, utilizar as mídias sociais para publicar fotos e vídeos que mostram a beleza das suas peças é uma forma de criar uma vitrine virtual, que encanta e desperta o interesse de compra em suas seguidoras.

Cuidados para as redes sociais da loja

Você já viu até aqui que estar presente nas redes sociais é mais do que necessário. 

Mas, ainda mais importante que isso, é preciso tomar certos cuidados na utilização dessas ferramentas, pois o seu perfil profissional não pode ser gerenciado da mesma forma como você faz com seu perfil pessoal.

Veja alguns cuidados básicos que fazem toda a diferença:

1. Seja profissional

Essa é uma dica um tanto quanto óbvia, mas ainda há muitos perfis amadores nas redes sociais. Isso não é nada positivo, pois não transmite confiança para o cliente.

Para ser mais profissional basta adotar alguns cuidados básicos, como ter uma conta exclusiva para negócios, utilizar a logo da sua loja na foto de perfil e usar um tom mais formal ao se comunicar.

Por fim, mas não menos importante: cuidado com a ortografia! Erros de português pegam muito mal, e escrever tudo em caixa alta também, pois passa a impressão de que você está o tempo todo gritando e sendo rude com seu público.

2. Responda a todos os comentários e mensagens

Responder a todos os comentários e mensagens privadas pode ser um pouco exaustivo às vezes, mas é extremamente necessário. Isso faz parte da construção de um relacionamento com as clientes e chama a atenção do público. 

Agradeça os comentários positivos e responda, principalmente, as reclamações. Aposte em um tom polido e peça desculpas sempre que necessário, pois essa atitude confere honestidade ao seu perfil.

Tenha consciência de que as interações nas postagens são públicas e qualquer pessoa que entrar no seu perfil vai ver como você lidou com as críticas. Esse aspecto é determinante para a opinião que as pessoas formam sobre o seu negócio.

Por exemplo, alguém faz uma crítica ao atendimento da sua loja em uma das suas publicações. 

Você pode adotar uma postura compreensiva, respondendo à cliente que sua loja preza pelo bom atendimento e que a opinião dela é muito importante para você, convidando-a a entrar em contato e explicar melhor o que houve.

Para evitar comentários desrespeitosos, você pode ainda personalizar um filtro que bloqueia termos ofensivos. Essa é uma opção disponível nas configurações das principais redes sociais, como Facebook e Instagram.

3. Monitore e seja ágil nas respostas

Uma das razões pelas quais os clientes tentam entrar em contato com a loja através das redes sociais é pela agilidade a que esse canal remete. Ou seja, essas pessoas esperam ser respondidas rapidamente.

Por isso, o ideal é que sua loja tenha uma pessoa responsável por esse canal durante o horário comercial. Assim é possível sanar, em tempo real, dúvidas que possam estar relacionadas a um interesse de compra, por exemplo.

4. Equilibre a frequência de postagens

É preciso encontrar um equilíbrio e ter uma certa responsabilidade com o seu perfil corporativo nas mídias. 

Uma dica é fazer um planejamento da frequência das publicações durante a semana e manter a constância, observando o que dá certo e fazendo ajustes se necessário. 

Se você não aparece no feed dos seguidores, a visibilidade dos seus produtos será baixa. Mas considere que bombardear essas pessoas com postagens em excesso pode ser bem irritante.

5. Interaja e use a criatividade

O mais importante na presença da sua loja nas redes sociais é focar no relacionamento e na criatividade para produzir conteúdo relevante. É isso que as pessoas que seguem seu perfil esperam.

Tendo em mente os cuidados anteriores, você pode criar enquetes, mostrar novidades, repostar publicações que citam sua marca a até usar um tom mais descontraído para se comunicar com o público.

Certifique-se de ser um perfil interessante e atrativo, que até você gostaria de seguir.

Essas dicas de redes sociais foram úteis para você? Saiba também como utilizar o WhatsApp para negócios.

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