Marcia Morais

Hoje sabemos que engajar sua marca de moda e torná-la consolidada entre o público é algo que exige muito mais do que preços justos e atendimento de qualidade. 

 

A relação entre a empresa e clientes precisa ser constantemente fortalecida e, por essa razão, é essencial entender quais são as estratégias para engajar sua marca de moda, principalmente em períodos economicamente difíceis.

 

Tendo como exemplo a crise da Covid-19, a relação do consumidor com o setor de vestuário foi bastante afetada. 

 

Afinal, a população está passando muito mais tempo em casa, prezando pelo conforto e passando muito mais tempo conectada à internet e ao que o mercado tem feito para se ajustar.

 

Pensando assim, se você trabalha com moda e sentiu o impacto da impossibilidade de abrir sua loja normalmente, é preciso rever alguns aspectos.

 

Avaliar as tendências do momento é o primeiro passo para identificar quais são as formas de manter suas clientes engajadas com os produtos que você tem a oferecer.

 

É por isso que preparamos algumas dicas importantes e que você deve considerar para que sua loja mantenha um bom desempenho mesmo com tudo que está acontecendo.

 

Anote aí!

 

O que é o engajamento de marca?

 

O engajamento de marca é aquilo que faz com que ela seja considerada relevante no mercado. E aqui não estamos falando apenas de números de seguidores e likes nas suas redes sociais.

 

Estamos preocupados com o nível de envolvimento das pessoas com seus produtos e o quanto essa interação permite que o nome do seu negócio chegue a um número de pessoas ainda maior.

 

Esse conceito pode ser destrinchado em quatro pilares principais, que são:

 
  1. Envolvimento: dados como as visitas ao seu site, tempo gasto por página, número de páginas vistas, etc.

  2. Interação: os comentários em publicações, pedidos de informações nos canais de comunicação, respostas em enquetes, etc.;

  3. Intimidade: o nível de afeto entre cliente e marca, representado pela opinião do consumidor sobre o atendimento, a preferência aos produtos da marca, as expectativas sobre novos lançamentos, etc.;

  4. Influência: satisfação e confiança do cliente na sua marca que o leva a recomendar seu negócio para pessoas próximas a ele.

 

Como engajar sua marca de moda durante a crise

 

Durante uma crise, especialmente como a do coronavírus, a relação de engajamento com o público-alvo pode ser bem difícil. O cenário é outro e a forma como sua marca se expressa e age faz toda a diferença.

 

Mas algumas dicas são muito úteis na tarefa de manter a sua marca na lembrança do consumidor, se relacionando com você, aumentando o alcance da sua divulgação e mantendo o interesse de compra.

 

Veja:

 

Produza conteúdo de qualidade

 

Esse é o momento certo de investir em dicas que vão encantar seu público. Quem gosta de moda vai continuar querendo saber sobre o assunto e vai procurar um canal que possa fornecer informações relevantes sobre ele.

 

Faça com que sua marca crie esse diálogo. Mostre que você gosta do assunto e quer ajudar seus clientes a saberem mais sobre ele, considerando o contexto atual, é claro.

 

Você pode, por exemplo, aproveitar que o conforto é a prioridade do momento e oferecer dicas de combinações de roupas com tecidos leves e maleáveis para quem está fazendo home office.

 

Utilize as redes sociais para se promover

 

As redes sociais oferecem uma imensa vantagem para as marcas de moda, pois suas ferramentas facilitam a interação com o público.

 

Você pode criar enquetes para saber que tipo postagem as pessoas querem ver no seu perfil, realizar sorteios, investir na publicação de imagens de suas peças e apostar no conteúdo em vídeo, que chama bastante a atenção.

 

Faça do seu perfil uma vitrine bem caprichada e lembre-se de sempre responder os comentários em suas publicações!

 

Adote uma postura positiva

 

Em momentos de crise, principalmente como a do coronavírus, todo mundo fica um pouco abalado.

 

Portanto, concentre-se em desenvolver um tom de voz para a sua marca de moda que dialogue com esse momento, mostrando que por trás dela existe um ser humano que também deseja que tudo isso passe logo.

 

Isso fará com que o público se identifique com seu conteúdo e queira se manter mais conectado a você.

 

Aposte em novos canais de venda

 

O WhatsApp e o Telegram são dois aplicativos com forte potencial de venda durante essa crise.

 

Através deles, você pode criar grupos e listas de transmissão que funcionam como um canal de compra fácil e direto, criando uma interação mais próxima com você e seus produtos.

Postagens Relacionadas

Rolar para cima