fbpx

Produtividade é uma palavra que se ouve muito, e mais do que ouvir, as pessoas costumam ser cobradas e avaliadas por ela. No dicionário, produtividade significa “que produz ou pode produzir, gerar resultados; Que ocasiona lucros; lucrativo”. Porém com as multitarefas e responsabilidades do dia a dia, ser mais produtivo requer além de conhecimento, a disciplina. Listamos abaixo algumas dicas que poderão te ajudar a produzir cada vez mais e melhor.

1-Planeje-se

O planejamento é fundamental para qualquer atividade ou plano do ser humano. Seja para iniciar um novo negócio, adquirir um bem, fazer uma viagem dentre outras coisas, o ato de planejar torna as coisas mais organizadas e com menos possibilidades de erros.

Seja nas tarefas de trabalho, estudo ou domésticas, crie o hábito de listar tudo o que preciso ser feito, após classifique as tarefas por ordem de prioridade. Se possível faça isso, na noite anterior, porque quando planejamos nossas atividades antes de dormir, já acordamos sabendo exatamente o que fazer. Com essa atitude você vai começar o dia sem se esquecer de nada, com mais foco e com grande chance de ser mais produtivo.

2-Priorize tarefas

Na dica anterior falamos em classificar as tarefas por prioridade, para te ajudar a selecionar essa ordem, temos duas dicas: você pode listar as tarefas mais difíceis em primeiro lugar. Assim no começa do dia com a cabeça mais descansada, as atividades mais desafiadoras serão mais facilmente eliminadas, e com o decorrer do dia com a cabeça mais cansada, sua agenda estará mais leve, ou seja, você conseguirá ser mais produtivo durante todo o período.

A outra dica, é identificar seus períodos de produtividade. Tem pessoas que produzem mais pela manhã, outros a tarde e outras no período noturno. Identifique quais horários você produz melhor e programe as tarefas mais difíceis para serem realizadas neles. Assim, no restante do dia, poderá executar atividades mais leves.

E importante, sempre priorize as tarefas mais urgentes e não aquelas que considera mais agradáveis.

3-Não adie demandas

Aquele antigo ditado: “não deixe para amanhã, o que se pode fazer hoje” é a mais pura verdade. Se deseja ser mais produtivo não adie as demandas, ou só conseguira acumular mais tarefas.

A preguiça é um grande dificultador para a boa produção. Mesmo que uma atividade seja difícil de ser executada, tenha foco, perseverança e a conclua.  Do contrário, até as coisas prazerosas vão parecer difíceis de realizar, uma vez que terão muitas coisas atrasadas para fazer.

4-Acorde cedo para ser mais produtivo

Já diziam nossos avós e pais, que quem cedo madruga Deus ajuda. Isso não tem relação apenas com a religião e sim com as possibilidades que temos ao acordar de manhãzinha. Sim, acordar 15 ou 20 minutos mais cedo, podem te ajudar a adiantar muitas coisas que vão deixar o dia mais tranquilo, para você ser mais produtivo.

Além disso, para quem mora em metrópoles, sabe que o trânsito é um obstáculo para chegarmos no nosso destino. Então se você novamente deixa que a preguiça te guie, e se permite dormir alguns minutos a mais, poderá chegar atrasado. E com atraso, já começara o seu dia atrás das outras pessoas, e com prejuízo na sua produção, afinal terá menos tempo.

5-Delegue tarefas

As muitas atividades e responsabilidades que temos, não precisam ser concluídas sem ajuda. Para ser mais produtivo é preciso delegar tarefas, afinal ninguém consegue fazer tudo e estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Avalie sua lista diária, e veja se há alguma atividade que pode ser transferida para alguém com mais tempo disponível e ou com maiores habilidades para realizá-las. Assim você poderá aproveitar o tempo para ser mais produtivo, se dedicando àquelas coisas que só você pode realizar.

Steve Jobs disse uma frase que resume muito bem essa quinta dica: “Concentre-se naquilo que você é bom e delegue todo o resto”.

6-Diga não

Dizer não pode ser difícil em muitas situações, mas é necessário para quem deseja ser mais produtivo. Se quer criar o hábito de fazer tudo conforme o planejado, vai precisar dizer não as pessoas e coisas que possam te desviar do seu objetivo.

Dizer sim para tudo com medo de decepcionar as pessoas, não vai te levar ao sucesso, e ainda poderá te trazer inúmeros problemas. Se você sabe a quantidade de coisas que tem para fazer e sabe também que não conseguirá desempenhar outras coisas, então por que aceitar um novo pedido? Além de não conseguir ter foco para produzir nada com excelência, ainda vai te frustrar por não ter conseguido realizar a atividade extra.

7- Pratique atividades físicas

Praticar um exercício físico é uma das melhores maneiras de ser mais produtivo. Com uma vida saudável, você não vai se cansar fácil, conseguirá ficar mais tranquilamente, e com isso, produzir mais e melhor.

As atividades físicas liberam hormônios no nosso organismo que nos tornam mais dispostos para encarar nossas rotinas diárias.  Além da disposição física, vai liberar sua mente, acalmar a ansiedade, e te ajudar a ter mais concentração.

8- Alimente-se e durma bem

Já ouviu a expressão “comer para vencer”? É isso mesmo, se deseja ser mais produtivo, é preciso se alimentar com comidas que te ajudam a ficar mais disposto e saudável.  Você já deve ter percebido, que dependendo do que come no almoço, o restante do dia parece uma eternidade. Alimentos tem o poder de melhorar ou atrapalhar nosso foco e energia.

Um bom sono é outro fator fundamental para ser mais produtivo. Ninguém consegue se concentrar, se não dormir bem. E não é só a quantidade de horas dormidas que importa, mas sim a qualidade do sono. Ao dormir descansamos a nossa mente e limpamos a desordem mental para um novo dia. Afaste-se da televisão, computadores, telefones e qualquer outro dispositivo que tome a sua atenção e concentre-se nesse momento tão importante para a saúde e bem-estar do ser humano.

Se você quer ser mais produtivo, deve tomar a decisão e se dedicar para isso. Criando esses novos hábitos você já estará no caminho certo. E aí gostou das dicas? Conta para gente se tem mais alguma coisa que te ajuda a produzir mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendimento via WhatsApp