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Com a correria e as multitarefas do dia a dia, as pessoas estão cada vez mais estressados e menos dispostos a encarar as coisas pelo seu lado positivo. A especialista em Psicologia Social e Cognitiva, Monica Portella, afirma que “uma pessoa mais otimista e resiliente está dotada de mais recursos para aumentar sua eficiência no confronto com as adversidades”. Ou seja, a atitude mental faz sim a diferença. Se você planeja adotar novas posturas no próximo ano, leia abaixo 10 dicas para ser mais otimista e viver com mais qualidade de vida.

1. Ria mais

Sorrir não faz só bem para a alma e para as pessoas ao seu redor, como também para a saúde. Estudos científicos comprovam que o sorriso ajuda no bom funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovasculares e imunológico. Doses diárias de risos causam reações positivas no nosso organismo, principalmente pela produção de endorfina, um neurotransmissor que atua no estado de humor. Então se deseja ser mais otimista, comece a praticar boas e longas risadas. Quer motivo mais legal para o otimismo do que a “promessa” de juventude? Porque o sorriso rejuvenesce. Ao rir movimentamos músculos do rosto que promovem a melhoria da elasticidade da pele.

2. Pratique a gratidão

Ser grato deve ser um estilo de vida, afinal, pessoas gratas são felizes e não ao contrário. Praticar a gratidão diariamente vai te tornar muito mais otimista e realizado. As coisas nem sempre acontecem da forma planejada, mas ser grato pelo processo e o caminho de aprendizado, te torna muito mais suscetível ao sucesso.  Pessoas agradecidas tendem a focar no próximo passo e não naquilo que ficou no passado.

3. Pare de reclamar

Há quem tem o hábito de reclamar de tudo, e se você é uma desses, já passou da hora de mudar. Existe uma estimativa de que 80% das pessoas com quem você se queixa não se importam nem um pouco, e os outros 20% estão bem contentes por você ter esses problemas. Se reclamar resolvesse, a maioria das pessoas não teriam contratempos. Seja mais otimista focando nas soluções e não nas dificuldades. As novas atitudes é que mudam as coisas, e não aquilo de ruim que sai da sua boca.

4- Elogie mais

O elogio deixa aquele que o fez e quem o recebeu mais otimista. Há quem compare um elogio sincero a um abraço apertado. E esse afago na alma faz muito bem para a mente humana. Enalteça os aspectos positivos das pessoas próximas e também seus próprios. Apenda a elogiar e se deixar ser elogiado.  E importante, elogie sem esperar nada em troca, apenas permita se sentir bem.

5- Praticar atos de gentileza

Assim como os elogios, as gentilezas são benéficas para você e para quem as recebe. Ser gentil também te ajuda ser mais otimista porque funciona como uma “corrente” do bem. Atos gentis nos deixam mais alegres e confiantes, aspectos comprovados por estudos que afirmam que, o ato de ajudar alguém é parte integrante de ser uma pessoa feliz. Coisas simples como: dar um sorriso, estender a mão a alguém, fazer uma doação, um abraço etc, renovam a energia emocional e espiritual.

6. Use as adversidades a seu favor

Se você for otimista vai conseguir aproveitar o lado bom das adversidades. Sim, mesmo em meios a fatos e acontecimentos ruins pode haver uma grande oportunidade de aprendizado. Use isso a seu favor. Toda adversidade vai trazer uma lição única, algo que se você olhar com otimismo, poderá te proporcionar habilidades para não mais passar pelo mesmo problema, ou até mesmo, mudar seu estilo de vida.

7 – Cuide do corpo

A saúde física ajuda a gerar pensamentos e emoções positivas: “mente sã em corpo são”. Ser otimista se torna mais fácil quando você se sente bem. Alimente-se bem e pratique atividades físicas, elas são hábitos importantes para manter uma mente saudável, pois estimulam a produção de substâncias que promovem o bem-estar. Se você fica insatisfeito com aquilo que vê no espelho ou pior ainda, se seu médico não lhe der boas avaliações, dificilmente seu humor e sua energia estarão bons. E se estão ruins, deixamos aberta a porta do pessimismo. E até aqui é provável que já tenha ficado claro que a falta de otimismo só atrapalha.

8- Estabelecer objetivos alcançáveis

Metas são importantes para te manter otimista.  Mas seja realista: um objetivo que não é prático ou que é praticamente “impossível” pode causar um estresse e efeito contrário. Faça um “exame” de autoconsciência, e após se conhecer bem, vislumbre, sonhe, planeje como você gostaria de estar daqui a alguns dias, meses e anos. Alimentar bons projetos nos encoraja a sempre seguir adiante mesmo diante de fases ruins.

9- Não se prenda ao passado

Complementando a dica acima, para conseguir ir adiante e crescer, é necessário desapegar daquilo que ficou para trás. Ser otimista é parar de tentar achar os culpados e lidar com as consequências de forma saudável. Lamentar aquilo que passou, só vai trazer mais frustações. Com otimismo é possível focar apenas no fato novo, no que pode vim de bom, e o que passou, passou, use apenas como ensinamentos.

10- Cerque-se de positividade para ser mais otimista

Que forma melhor para conseguir ser mais otimista do que estar cercado de coisas e pessoas positivas? É isso mesmo, a dica de ouro é afastar-se de todos que são negativos e que só conseguem ver o mal em qualquer situação. Queira próximo somente aquilo que te ajude a apreciar as boas coisas e os bons momentos.   Isso também vale para outras influências, como livros, programas de TV, música, filmes e lugares. Envolver-se com coisas positivas tem efeitos surpreendentes no seu estado de espírito.

Tentar já é um excelente ponto de partida. Comece praticando essas dicas e se esforce para ser cada vez mais otimista. O otimismo é uma das qualidades que mais nos aproxima das conquistas e ações assertivas.

E então gostou das dicas? Então já coloque no seu planejamento e compartilhe também nas redes sociais para ajudar mais pessoas.
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