Tem muitas peças no guarda-roupa, ou precisa de peças novas, mas não sabe como combinar roupas? A verdade é que quando conhecemos aquilo que combina com a nossa personalidade, estilo e ocasião ajuda muito a otimizar o seu tempo na hora de escolher o look.

Com esse guia, você vai aprender como combinar roupas de uma maneira mais fácil.

Siga seu estilo

Primeiro de tudo antes de saber como combinar roupas, é precisa ser fiel ao seu estilo. A dica de ouro, é que as combinações devem te deixar confortável e feliz com aquilo que está vestindo. De nada adianta estar com o “look impecável” se não estiver se sentindo bem. Por isso, sempre tente combinar as roupas de acordo com seu estilo e personalidade.

Não precisa ter peças por imposição da moda, ou porque alguém falou que você deveria usar. O mundo fashion dita tendências, o que não significa que alguém seja obrigada a aderir todas as sugestões. Na verdade, elas devem ser usadas como um direcionamento ao encontro daquilo que cada um gosta. Da mesma forma, padrões mediáticos, ou aquilo que dizem sem levar em consideração o seu individualismo, devem ser deixados de lado.

Sendo assim, comece praticando o autoconhecimento e descubra um pouco mais sobre o seu estilo. Dessa forma, ficará mais fácil saber como combinar roupas.

Comesse pelo guarda-roupa

Antes de descobrir como combinar roupas, é preciso conhecer bem as peças que tem no seu guarda-roupa. Por isso, comece abrindo todas as portas e gavetas e avaliando bem o que tem para vestir. Lembrando sempre, que quantidade não é qualidade, ou seja, é preferível ter menos peças desde que elas sejam boas. Do que muitas peças com pouca utilidade?

Talvez seja necessário iniciar desapegando, fazendo uma limpeza. Verifique se há peças que não usa há tempo, e também aquelas mais velhas e ou estragadas. Peças que não combinam mais com seu estilo, ou que não servem mais, podem ser doadas. Este momento também é ótimo para organizar o guarda roupa, deixando de fácil acesso às roupas do dia a dia.

Após a limpeza, é hora de avaliar as roupas que precisam ser compradas. A dica aqui é optar sempre por peças chaves, ou as chamas curingas. Algumas roupas como, por exemplo, uma boa calça jeans, uma calça com corte de alfaiataria, camisetas básicas, uma camisa e um blazer, são essenciais porque nunca saem da moda, e combinam com vários looks e ocasiões.

Combinação de cores

Como combinar roupas de tons diferentes? Essa é uma dúvida frequente da maioria das mulheres ao pensar em compor um look. Algumas pessoas utilizam a ajuda do círculo cromático para a harmonização de tons. Ele se trata de uma representação gráfica em formato de pizza dividido em 12 pedaços. Mas ainda assim, outras pessoas não conseguem compreender bem a lógica cromática, e por isso, para ajudar, abaixo vamos sugerimos algumas combinações.

Branco combina com: Azul, vermelho e preto.

Bege combina com: Azul, marrom, verde esmeralda, preto, vermelho ou branco.

Cinza combina com: Magenta, vermelho, roxo ou azul.

Rosa pink combina com: Verde menta, oliva, cinza, azul turquesa ou azul pálido.

Vermelho combina com: Amarelo, branco, marrom, verde, azul e preto.

Marrom combina com: Azul, creme, rosa, amarelo, verde e bege.

Laranja combina com: Azul, roxo, violeta, branco e preto.

Amarelo combina com: Azul, roxo, cinza e preto.

Oliva combina com: Laranja, marrom e rosa pink.

Verde combina com: Laranja, verde claro, amarelo, marrom, cinza, creme e preto.

Azul turquesa combina com: magenta, vermelho, cereja, amarelo, marrom, creme e roxo escuro.

Azul combina com: Vermelho, cinza, rosa pink, laranja, branco e amarelo.

Roxo combina com: Laranja, rosa pink, roxo escuro, verde oliva, cinza, amarelo e branco.

Preto combina com: Combina com todas as cores.

Como combinar roupas para valorizar suas curvas

Cada mulher tem um biótipo, então como combinar roupas? Primeiro é preciso conhecer seu tipo de corpo para que as peças te favoreçam. Se ainda não sabe qual seu formato corporal clique aqui 

Ser elegante e bonita é valorizar o formato do corpo com o tipo de moda que te agrada. Apesar disso, há algumas escolhas que podem ser feitas que ajudam a “elevar” suas curvas. A principal dica é parar de tentar esconder e disfarçar o que você não gosta em seu corpo. Em vez disso, pense em looks que valorizem o que há de mais bonito chamando a atenção para a região: colo, pernas, busto, cintura, ombros. Vai aprender como combinar roupas para favorecer sua forma, quando parar de focar nos pontos fracos.

Você deve também buscar peças com bom caimento. Se vestir bem e confortável faz toda a diferença. De nada adianta comprar roupas maiores ou menores só porque achou bonito e ou está barato, porque, no fim, não vão te vestir bem.

Por fim, se ainda estiver com dúvidas de como combinar roupas e acessórios, aposte no minimalismo. Menos é mais. O que não significa que você não possa ousar. Pode e deve, mas desde que esteja segura e confiante das suas escolhas.

Erros que devem ser evitados

Ao se perguntar como combinar roupas, muitas dúvidas podem surgir, mas à medida que você vai se habituando as suas peças, tudo vai ficando mais fácil. Listamos alguns dos erros mais comuns para que você os evite e se sinta mais segura nas suas composições de looks.

– No trabalho é aconselhável evitar uma imagem de sensualidade ou excesso de casualidade. De forma geral, transparências, decotes e maquiagens carregadas devem ficar de fora das combinações.

– Evite roupas jeans em eventos ou festas formais, ainda que elas sejam em horário diurno.

– A calça legging é uma peça bem versátil e que permite muitas combinações, mas atenção se for um modelo justo. Opte por blusas e ou camisetas com um comprimento maior. Nada de usá-las com blusas curtas.

– Não misture peças e acessórios de estilos diferentes em um mesmo look. Como por exemplo, camiseta social não combina com bermuda de surf.

– Cuidado com os brilhos durante o dia, algumas peças já tem um brilho natural e podem sim ser usadas, mas brilhos artificiais geralmente combinam com a noite.

– Evite salto fino em eventos informais e ao ar livre. É bem desconfortável estar em um churrasco em um sítio, caminhando no sol e na grama com salto agulha.

– Roupas brancas e ou claras, podem ser transparentes, por isso dê uma conferida no espelho antes de sair de casa. Lingeries apropriadas ou blusas grandes podem ser boas combinações.

Esperamos que esse guia de como combinar roupas tenha te ajudado a ver a moda de forma mais simples e descomplicada. Afinal ser chique é sinônimo de alegria.

Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão, comente abaixo. Para mais dicas sobre moda, nos siga nas redes: 
Facebook – Instagram – Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *