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O relacionamento com a cartela de clientes foi diretamente afetado pela pandemia. Quando direcionamos esse problema para o contexto do varejo de moda, os desafios são ainda maiores, mas o WhatsApp para negócios pode ser um grande aliado.

A relação entre clientes e lojas, nesse segmento, vai muito além da compra e venda. As consumidoras gostam de se sentir valorizadas e bem recebidas quando vão à uma loja de roupas, assim como criam afinidade com as vendedoras, lojistas e marcas.

Com a pandemia da Covid-19, essa relação foi inevitavelmente afetada pela impossibilidade desse contato pessoal. Porém, isso não significa que as clientes precisam se afastar da sua loja completamente.

Através das ferramentas tecnológicas que temos à nossa disposição, felizmente é possível manter um relacionamento próximo com seu público e mostrar que sua loja continua firme na missão de oferecer o melhor para a cliente amiga.

Nesse post você vai entender melhor como utilizar o WhatsApp para negócios, fortalecendo a presença digital da sua loja mesmo durante tempos difíceis.

Confira!

O potencial do WhatsApp

Se você nunca antes pensou no WhatsApp como uma ferramenta de relacionamento e vendas para sua loja, é hora de começar a mudar essa mentalidade. 

O aplicativo de mensagens instantâneas é, sem dúvidas, um dos queridinhos das pessoas. No início de 2020, por exemplo, a empresa anunciou que alcançou a incrível marca de 2 bilhões de usuários no mundo todo. 

No Brasil, a edição deste ano da pesquisa Panorama Mobile Time da Opinion Box mostrou que 99% dos celulares brasileiros contam com a presença do app.

Em outras palavras, o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação em ascensão e com alto potencial de alcance.

Pensando nisso, por que limitar seu uso à conversas pessoais? A empresa responsável pelo aplicativo, que pertence ao Facebook, já tinha se perguntado isso bem antes da pandemia.

O WhatsApp Business chegou ao mercado em 2018, com uma proposta comercial e oferecendo diversas funcionalidades inéditas para as empresas. 

Como usar o WhatsApp para negócios na sua loja

Como mencionamos antes, o WhatsApp para negócios oferece opções específicas para as necessidades corporativas e, sendo utilizado da forma correta, pode sim servir como um grande aliado para as estratégias de relacionamento e vendas da sua loja.

E as dicas que daremos a seguir, além de serem muito importantes durante períodos de crise como esse que estamos vivendo em 2020, podem e devem ser usadas em qualquer fase do seu negócio.

Você deve ter em mente que usar esse aplicativo de comunicação instantânea é uma forma de complementar e potencializar a ligação que você tem com suas clientes e não como forma de forçar uma venda que esse público não deseja.

Atenção às dicas:

Crie uma conta corporativa para começar

Usar o seu WhatsApp pessoal para se relacionar com as clientes da loja é um grande erro. 

O WhatsApp Business, além de oferecer funções únicas que a versão pessoal não oferece, garante uma autoridade muito maior para a marca da sua loja, pois seu número será identificado como uma conta comercial e terá estipulado um horário de atendimento.

Lembre-se que profissionalismo é um valor muito importante quando falamos de relacionamento com o cliente.

Use a criatividade durante as interações

O aplicativo oferece várias opções de comunicação com seu público. Além do texto, você pode enviar vídeos, áudios, imagens e gifs. Sendo assim, fica muito mais fácil se conectar e com a cliente e oferecer uma experiência mais próxima, mesmo através do celular.

Você pode usar essa canal para responder dúvidas das clientes de uma forma mais pessoal, enviando um áudio, por exemplo. Você também pode enviar fotos exclusivas da sua nova coleção, alimentando o interesse da sua base de clientes.

Use o app como canal de atendimento instantâneo

Imagine que sua cliente está conferindo o Instagram da sua loja e se interessa muito por uma peça que você divulgou recentemente, porém ela gostaria de saber se ela está disponível em outras cores.

Ao fornecer um link direto para seu WhatsApp corporativo no perfil da rede social, ela poderá entrar em contato e ser prontamente atendida. Você também tem a opção de acrescentar um botão rápido ao seu site, caso tenha, que também vai redirecionar para sua conta comercial.

Fornecer esse link é muito importante, pois o WhatsApp já se tornou um sinônimo de contato e resposta rápidos, o que agrega um valor muito positivo para o seu atendimento.

Promova ofertas e novidades

Você pode criar uma lista de transmissão exclusiva para promover ofertas, novidades da loja e sorteios. 

Essa é uma estratégia incrível para criar uma base clientes para o disparo de mensagens. Essas pessoas são aquelas que realmente se interessam pelo seus produtos e que querem ser as primeiras a saber de tudo que você tem a oferecer.

Certifique-se de apenas inserir nessa lista quem realmente conceder seu número de telefone para fazer parte dela, além de respeitar as clientes que solicitarem exclusão da mesma em determinado momento.

Disponibilize um catálogo

Muitas dúvidas podem ser respondidas mais rapidamente se você organiza seus produtos em um catálogo com fotos mais produzidas e informações de preço.

Essa nova função do WhatsApp para negócios foi lançada no final de 2019 e agiliza muito o atendimento para quem trabalha com vestuário, por exemplo.

Assim, se uma cliente se interessou pela sua loja no Instagram e quer conhecer melhor suas peças, você pode pegar os arquivos diretamente do catálogo e enviar imediatamente, ao invés de ter que procurar pelo produto e ainda tirar uma foto dele.

Além de permitir que você atenda mais clientes em menos tempo, essa função também facilita a divulgação de produtos e garante uma postura mais profissional durante o atendimento.

Gostou dessas dicas? Então comece já a utilizar o WhatsApp para negócios e fortaleça o relacionamento com suas clientes e a vendas de suas peças! Confira também como utilizar o Instagram para promover sua loja.

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