fbpx

Felicidade e bem-estar é a busca diária de muitos, porém para dias assim é preciso avaliar como você se porta diante das situações. Ter hábitos que te ajudam a ser uma pessoas positiva certamente te ajudarão a alcançar com mais facilidade suas metas e objetivos.

Certamente não é possível controlar todos os acontecimentos exteriores da nossa vida, mas podemos sim, controlar nosso pensamento e sentimento em relação a eles. Com força de vontade e disciplina, é possível escolher ver o lado bom das coisas, e assim, viver mais leve e tranquila. Ser uma pessoa positiva, é uma habilidade que todos nós podemos aprender.

O riso ajuda a ser uma pessoa positiva

Sabia que é cientificamente provado que sorrir, mesmo sem vontade, é um exercício simples e capaz de melhorar nossa frequência cardíaca? Além disso, o riso tem a capacidade de melhorar o nosso humor. Ou seja, consequentemente sorrir sempre, vai te ajudar a ser uma pessoa positiva. Isso pode parecer um pouco clichê, mas é verdade. Rir vai te deixar mais leve e mais grata pela vida. Encontre uma razão para sorrir todos os dias, principalmente quando estiver desanimada ou sem motivação.

Deixe o passado no passado

Viver tentando reviver o que já passou, ou lamentando não ter mais as mesmas coisas de antes, não vai te ajudar a ser uma pessoa positiva. Positividade tem haver com se concentrar no presente. Ficar remoendo o que passou, pode te deixar amargurada e insatisfeita. Deixe o passado no passado, porque ele não existe mais. Se hoje você não tem a vida que gostaria, mais um motivo para seguir em frente. Essa é sua  oportunidade de ser e viver como quiser.

Viva sem medo

Ser uma pessoa positiva significa também, ser uma pessoa que não se deixa limitar pelos medos. É preciso se arriscar quando for preciso, e ter coragem para conquistar seus objetivos. E acima de tudo, é preciso acreditar que vai dar certo. E se não der? Tudo bem, hora de rever o que deu errado e tentar novamente. Cada vez que você ultrapassa os seus limites, acaba com um medo. Viver sem medo, é um exercício diário de superação.

Encontre uma motivação diária

Primeiramente, para conseguir agregar na sua rotina é necessário a criação de hábitos para ser uma pessoa positiva, é preciso encontrar uma motivação. Pode ser qualquer coisa: uma inspiração, um exemplo, um hobby, um sonho, ou qualquer coisa ou pessoa que a inspire. Isto lhe dará força e ânimo  para se levantar todas as manhãs com a expectativa de ser a melhor que puder.

Seja grata

Ser uma pessoa positiva é reconhecer as pequenas vitórias assim como as grandes, e agradecer sempre. A positividade começa a fazer diferença na sua vida, quando for grata por cada pequeno passo do dia a dia. Pense que é o conjunto de pequenas metas que vai te levar às  grandes realizações. Valorizar seu esforço diário talvez seja uma das principais características para conseguir ser feliz.

Seja altruísta

Ajudar e apoiar quem precisa é um dos melhores hábitos para ser uma pessoa positiva. O altruísmo vai te tornar mais sensível ao que acontece ao seu redor, e certamente te permitirá ver sua vida com outros olhos. Se colocar no lugar do outro, é um exercício que vai te ajudar a compreender o sentido das coisas. Já é comprovado por estudos, que a atitude altruísta, ao longo do tempo, tem o poder de melhorar o humor e a sensação de bem-estar. Ser positiva é tão benéfico, que  os resultados apontam que, por exemplo, praticar o voluntariado reduz até mesmo a pressão arterial.

Tire tempo para você

É claro que muitas pessoas têm rotinas bem atarefadas, mas tirar um tempo para você é parte fundamental para ser uma pessoa positiva. É necessário fazer pequenas pausas ao longo do dia para se dedicar a momentos de lazer. Por exemplo, uma atividade física que goste, uma leitura, um filme, ouvir músicas, enfim, algo que te dê prazer. Esse momento seu, além de te deixar mais feliz, ainda vai fazer com que seja mais produtiva. Certamente se estiver melhor disposta para todas as tarefas do dia, vai ficar mais satisfeita, e talvez ainda terá mais tempo para se dedicar aos seus hobbys.

Aproveite melhor seu tempo

Se organizar para conseguir aproveitar melhor o seu tempo, é uma maneira eficiente para ser uma pessoa positiva. Quer um bom exemplo? Que tal aproveitar melhor seu horário de almoço?  Use os minutinhos desse intervalo para dar uma volta, sentar-se em um parque, admirar uma paisagem, fazer meditação, dentre outras coisas. Isso pode fazer toda a diferença. Experimente. Pessoas com esse hábito, tendem a voltar para o turno da tarde com mais humor, e também com a mente mais descansada.

Pratique meditação

Além de ajudar a ser uma pessoa positiva, a prática da meditação traz muitos outros benefícios para a saúde: melhora o humor, diminui o estresse, melhora frequência cardíaca e a ansiedade, dentre outros. Para quem nunca teve contato com a prática, há várias técnicas para iniciar. Por exemplo, ao acordar, escolha uma palavra positiva para direcionar o seu dia, como sucesso, paz, equilíbrio etc. Então repita essa palavra mentalmente ou quando puder em voz alta várias vezes. Depois, em um momento de mais tranquilidade, sente-se e foque sua atenção apenas na maneira como seu corpo respira. Esses dois exercícios, o da palavra e o da respiração, já vão te “iniciar” na meditação.

Alimente sua mente

Assim como nosso corpo, nossa mente também precisa de bons “alimentos”. Exercitar o cérebro por meio de uma leitura agradável e que sirva de inspiração é uma maneira bastante eficiente de ser uma pessoa positiva. Mas o bom efeito só será sentido, desde que a leitura seja feita por prazer, e não por obrigação. Da mesma forma, que o ideal é manter por perto pessoas positivas, também é legal, adquirir conhecimento por meio de boas palavras e ensinamentos.

Tente ter pensamentos positivos a respeitos das pessoas que não gosta

Esse hábito talvez seja um dos mais difíceis, mas ele é necessário para ser uma pessoa positiva. O pensamento positivo, é uma boa forma de “expulsar” os pensamentos negativos da sua mente. Pensar nas pessoas que não gosta, ou que de alguma forma te fizeram mal, podem trazer para seus dias, os sentimentos de amargura, raiva, vingança, desprezo e inveja. Esse tipo de sentimento acaba influenciando negativamente no seu bem-estar. Então a melhor forma de evitar isso, é tentando ver o lado bom dessas pessoas, e torcer para que elas sejam felizes.

Quais desses hábitos listados já fazem parte do seu dia a dia? Pretende adotar alguns deles a partir de agora?

Se dê uma chance de ser melhor. Você vai conseguir ser uma pessoa positiva, o que refletirá em todas as áreas da sua vida.  E para te ajudar, leia também Como atrair a prosperidade.

Para acompanhar outros conteúdos interessantes siga nosso Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendimento via WhatsApp