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O catálogo de moda, ao contrário do que pensam, ainda é sim muito importante para o segmento de vestuário. Ainda que a versão digital seja sem dúvidas a mais aceita hoje em dia, essa ainda é uma ferramenta poderosa para atrair e captar mais clientes para a sua marca.

Pensando na importância da divulgação dos produtos, esse formato pode ser utilizado estrategicamente, focando sempre em gerar interesse a quem decidir dar uma olhadinha nele. 

Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre o catálogo de moda e sua função no mercado?

Os tipos de catálogo de moda

Quando falamos em catálogo de moda, é importante saber que as marcas se utilizam de diversos formatos para diferentes finalidades. Só para que você entenda melhor como funciona, vejamos quais são eles:

Catálogo conceito

Se você tem uma loja de roupas, provavelmente você já teve contato com esse tipo de catálogo. Ele é dedicado a mostrar uma coleção que ainda será lançada por uma marca.

Ele inclui as peças e todo o conceito que serviu de base para a criação dos modelos, buscando despertar o interesse pela aquisição deles. 

Lookbook

O lookbook também é um catálogo muito útil. Ele é focado em apresentar diferentes maneiras de compor combinações interessantes com as peças de uma determinada coleção. Além de apresentar as roupas, ele tem um apelo comercial bem forte.

Revista 

Esse é um tipo de catálogo que não foca essencialmente em uma coleção e não tem um objetivo tão comercial. Ele é mais voltado para a promoção e divulgação da marca, reforçando seu branding. 

Ele costuma conter informações sobre a empresa e ações e causas com as quais ela se envolve, mostrando também os produtos e dando dicas relevantes para o público do segmento.

Catálogo técnico

O catálogo técnico é útil para especificar questões como tipo de tecido, estampas, modelos, etc. Além disso, ele inclui detalhes sobre tamanhos, composição e cores disponíveis. 

É muito utilizado para representantes das marcas ou mesmo vendedoras que estão começando a trabalhar com uma coleção nova, por exemplo.

Como vender mais com um catálogo de roupas?

Nos dias de hoje, a rotina de todo mundo está mais corrida. Portanto, quanto mais prático for o processo de compra para a cliente, maiores são as chances de você conseguir concluir uma venda.

Com a pandemia impedindo que as lojas físicas permanecessem abertas, muitas lojistas tiveram que se reinventar e encontrar uma nova maneira de divulgar as peças disponíveis em seus estoques.

Além da opção de catálogo disponibilizada pelo WhatsApp Business, que também é uma ótima ferramenta para se utilizar, uma ideia interessante é elaborar o catálogo da sua própria loja.

Incluindo informações sobre as peças (numeração disponível, tecido, valor) e também formas de pagamento e contato, você pode montar uma amostra digital. Feito isso, dá para enviar para suas novas clientes e também para as mais frequentes, diretamente pelo e-mail ou pelo próprio WhatsApp.

Basta usar a criatividade e construir combinações de forma a valorizar os modelos, fazendo com que as clientes tenham interesse em entrar em contato com sua marca. 

Um arquivo em PDF é facilmente compartilhado por meio desses aplicativos e, sendo assim, também é uma outra forma de espalhar o nome da sua loja, para além do Instagram, por exemplo.

Gostou dessas dicas? Veja também como usar o Pinterest e fazer sua loja crescer.

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