Nos últimos anos a temática aromaterapia tem sido mais discutida, gerando curiosos e também adeptos. Mas afinal, é realmente benéfica? Saiba mais abaixo.

O que é aromaterapia?

Aromaterapia é uma antiga ciência que estuda os efeitos dos óleos essenciais, e os aplica em tratamentos aromáticos. É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos puros para restabelecer a cura, o equilíbrio e harmonia no organismo das pessoas.

Os óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, com princípios ativos que proporcionam bem estar físico e emocional, já que possuem em suas composições,  diversos componentes químicos terapêuticos.

Quais os benefícios?

Adeptos da aromaterapia relatam os inúmeros benefícios proporcionadas pelos aromas, nas áreas farmacêutica, terapêutica e cosmética. Dessa forma, podemos afirmar que os óleos essenciais possuem muitas propriedades.

Primeiramente, são bastante usados para o equilíbrio emocional. Além de proporcionar alívio do estresse e aumento de energia, ainda promovem o aumento da concentração mental. Mas também, tem usos curativos, podendo ser utilizados para manter a saúde, estimulando a regeneração celular, aliviando dores, combatendo bactérias, fungos e outras infecções.

Muitas mulheres usam a aromaterapia, principalmente para o alívio da dor de cabeça e a enxaqueca, e também para a regularização da disfunção hormonal na TPM e menopausa.

Leia também: 5 ALIMENTOS QUE DESINCHAM O CORPO

Como usar a aromaterapia?

Para cada pessoa e ou necessidade, pode ser indicado o uso diferente da aromaterapia. Mas de forma geral, a terapia pode ser olfativa, o aroma ao ser inalado manda uma mensagem ao cérebro. E também pela pele, em que o óleo entra na corrente sanguínea, por diversas formas de aplicação, como massagens, sabonetes e banhos.

O escalda pés, e a compressa aromática também são formas habituais de se usar a aromaterapia.

E você, já conhecia os óleos essenciais? Ficou com vontade de experimentar?

Para acompanhar outros conteúdos interessantes siga nosso Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *